A equipe de pesquisadores LEDMa, composta pelos pesquisadores Daniel Ribeiro, Nilson Amorim, Bruna Santos e Guilherme Oliveira participou do 2º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Betão, ocorrido na cidade de Lisboa, entre os dias 26 e 29 de setembro de 2016.
Os pesquisadores do LEDMa se destacaram, com a apresentação de seis trabalhos técnicos, além de uma palestra, proferida pelo Prof. Daniel Véras Ribeiro. Os pesquisadores Bruna e Nilson (ICs) e o mestrando Guilherme apresentaram seus trabalhos oralmente, recebendo elogios de todos os presentes no Encontro, com diversos questionamentos, atestando o interesse dos congressistas pelos temas apresentados.
Foi destacada, também, a presença dos professores Paulo Roberto Lima (UEFS) e Marcílio Vilasboas (UCSal), além da engenheira Adriana Calmon (TECON), fazendo com que a delegação da Bahia fosse a maior do evento.
Após apresentações dos trabalhos, ocorridas nos dias 27 e 28 de setembro, o evento foi encerrado em mesa composta pelos colegas portugueses, com o Prof. Almir Sales (UFSCar) fazendo a apresentação do 3º Encontro, a ser realizado na cidade de São Carlos, em 2018. Por fim, foi registrada a presença da delegação brasileira em terras lusitanas.
Para finalizar o dia, tivemos um jantar de confraternização, onde foi possível degustar a maravilhosa culinária portuguesa, regada a bom bacalhau e vinho, aos pés do Castelo de São Jorge.
No dia 29 de setembro foi realizada uma visita técnica às obras de reparação de pontes no complexo viário da Aguieira e à barragem da Aguieira, situada a jusante da foz do rio Dão. Foram mostrados diversos estudos de caso, quando os pesquisadores LEDMa puderam ver de perto casos de carbonatação, corrosão e RAA em estruturas.
Após as obrigações vinculadas ao evento, a equipe LEDMa visitou a cidade de Aveiro, no norte de Portugal, onde visitaram a Universidade de Aveiro, uma das mais prestigiosas Universidades europeias em engenharia cerâmica, podendo conhecer as suas instalações e laboratórios, além de visitar esta bela cidade portuguesa, conhecida como “Veneza Portuguesa”.
Assim, este foi um importante passo do LEDMa rumo à sua internacionalização, quando, pela segunda vez discentes se apresentaram fora do país.